
Seminários percorrerão várias regiões do Ceará
Evitar prejuízos para a população e garantir segurança nas negociações é o objetivo da segunda edição do II Seminário do Mercado Imobiliário do Ceará, que vai acontecer a partir de hoje (06/08), até o dia 28 desse mês, em diversos municípios cearenses. Dentre as temáticas, assuntos que impactam compradores, locadores e locatários, como documentação cartorária, avaliação de imóveis, regularização de imóveis, loteamento, contrato de locação, financiamento imobiliário e outros. Em Tauá, o evento acontecerá a partir das 18h no auditório da SEDETE, situado na Rua Abigail Cidrão Oliveira, em frente ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima.
"Os cursos têm como objetivo garantir que os corretores estejam ainda mais preparados para orientar os clientes durante uma das decisões financeiras mais importantes da vida: a compra ou venda de um imóvel. Documentação irregular e loteamentos mal planejados, por exemplo, são causas frequentes de problemas judiciais e financeiros. Cursos sobre loteamento, por sua vez, têm relação direta com planejamento urbano e crescimento ordenado das cidades. Corretores bem informados ajudam a coibir loteamentos irregulares e a promover ocupação responsável do solo. Preparar os corretores para orientar corretamente os clientes ajuda a evitar essas armadilhas", afirma Apolo Scherer Filho, vice-presidente do Creci Ceará.
Embora voltados exclusivamente para corretores de imóveis, os cursos oferecidos pelo Conselho têm reflexos diretos na vida da população. Ao tratar de temas como avaliação imobiliária, documentação cartorária e loteamentos, essas capacitações visam garantir mais segurança jurídica, evitar fraudes e contribuir para a orientação qualificada dos consumidores.
Sertão dos Inhamuns, Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Região do Vale do Jaguaribe, Litoral Oeste e Leste, Sertão Central e Região Norte do Ceará, além do município de Caucaia serão contemplados nesta edição. A expectativa do Conselho é de que, além de aperfeiçoar a atuação profissional, as capacitações também ampliem a confiança da população no mercado imobiliário, tornando as negociações mais éticas, transparentes e seguras.
"Um corretor qualificado pode orientar melhor sobre valor real de mercado (avaliação), riscos cartorários e viabilidade de terrenos. Isso empodera o cidadão e evita decisões mal informadas, principalmente em compras de primeira moradia", explica Apolo Scherer Filho, também diretor da Unicreci Ceará.
SERVIÇO:
Os cursos são gratuitos e destinados exclusivamente a corretores de imóveis devidamente inscritos no Conselho.
Mais informações podem ser obtidas no site www.creci-ce.gov.br ou nas redes sociais do Conselho: https://www.instagram.com/creciceara/