
A Secretaria de Sáude do município de Tauá disponibiliza a vacina contra bronquiolite para mulheres a partir de 28 semanas de gestação.
As primeiras doses recebidas serão aplicadas a partir de manhã desta quarta-feira (10.12), na Unidade Básica de Saúde do Centro, situada na Av. Odilon Aguiar, vizinho à Clínica do Dr, João da Luz. Também foram disponibilizadas vacinas para as UBS do interior do município.
Devido a quantidade enviada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em torno de 140 doses, a Secretaria resolveu aplicar a vacina nas mulheres gestantes a partir de 30 semanas e com a chegada de uma nova remessa, serão atendidas as mulheres com 28 semanas de gestação.
A bronquiolite é uma infecção viral muito comum em bebês e crianças menores de dois anos. Os casos da doença podem se iniciar com sintomas leves, mas o quadro pode piorar rapidamente.
O vírus sincicial respiratório é responsável por 75% dos registros de bronquiolite em recém-nascidos. A forma mais eficaz de proteger as crianças da doença é a vacinação.
Público-alvo
A vacina é destinada a todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. A recomendação é que seja aplicada uma única dose a cada nova gestação.
A vacinação contra a bronquiolite é essencial para as gestantes, já que a maior parte das internações e óbitos por bronquiolite ocorrem no primeiro ano de vida da criança.
Entrevista
A Secretária de Saúde do Município de Tauá, Sayonara Cidade, acompanhada das Coordenadoras, Vilauba Carlos (Atenção Primária) e Adaíze Marques (Imunização), concedeu entrevista ao Programa Tribuna Popula da Rádio Difusora FM 98.9/Blog do Wilrismar, quando foram repassadas informações e orientações às mulheres sobre a vacina. Elas também deram detalhes sobre o atendimento da Carreta AgSUS do Ministério da Saúde, a partir de sexta-feira (12/12), no Parque da Cidade.