Quiterianópolis é o único município da região dos Inhamuns com nível máximo de contaminação pela Covid-19. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e se referem as semanas epidemiológicas 43 e 44, entre os dias, 24 de outubro e 6 de novembro.

O nível 4(altíssimo) alerta para a necessidade de intensificar as ações de prevenção e combate à doença, além da população cumprir os protocolos sanitários para o enfrentamento da pandemia. 

Apesar do índice, o Boletim Epidemiológico divulgado ontem(08), pela Secretaria de Saúde informa que não existem pacientes internados no município ou em hospitais da região. Atualmente existem dois pacientes infectados e 13 casos suspeitos, todos em acompanhamento domiciliar.

Desde o início da pandemia, 51 pessoas morreram vítimas da Covid-19 no município de Quiterianópolis.

Veja o Boletim Epidemiológico

Veja os indicadores dos demais municípios da Região

Nível 1(Baixo): Tauá e Pedra Branca

Nível 2(Moderado): Aiuaba, Parambu, Arneiroz, Mombaça, Novo Oriente e Catarina

Nível 3(Alto): Independência

Nível 4(Altíssimo): Quiterianópolis

Entenda os níveis de alerta definidos pela Sesa

Entre os critérios para definir a categorização, a pasta estadual leva em conta informações como a incidência de casos de Covid-19 por dia, a taxa de letalidade da doença e o percentual de leitos de UTI ocupados. Em relação à pressão assistencial na rede hospitalar, por exemplo, é considerado como nível “altíssimo” os municípios com disponibilidade de UTIs abaixo de 5%.

Para serem classificados como nível de alerta baixo, considerado pela pasta como “novo normal”, os municípios precisam apresentar percentual de positividade de testes RT-PCR abaixo de 25%, além de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% da macrorregião correspondente.

Repórter Wilrismar Holanda

*Com informações do Jornal O Povo

 

0 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA