O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta terça-feira (5) a renovação do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias, durante os quais apenas os serviços essenciais poderão funcionar. O chefe do executivo, juntamente com o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, revelou medidas mais duras para diminiuir o contágio do novo coronavírus no Ceará. 

"Quero aqui anunciar, hoje, que estamos renovando o decreto estudual que vale para todos os municípios por mais 15 dias, até o dia 20 de maio. Uma novidade: a obrigatoriedade, a partir de amanhã, do uso de máscaras para todas as pessoas que forem sair de casa", anunciou Camilo em transmissão pelas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Fortaleza, além das regras que valem para todos os municípios, cinco medidas endurecem o isolamento social, que passam a valer a partir de sexta-feira (8).

Roberto Cláudio detalhou as novas medidas de combate à propagação do coronavírus:

  1. Restrição de pessoas e veículos em vias e espaços públicos, principalmente de pessoas de grupos de risco
  2.  Fazer valer o fechamento de atividades não essenciais, formais e informais, em comunidades
  3.  Novos protocolos de segurança no funcionamento das atividades essenciais
  4.  Órgãos como Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros vão fiscalizar entrada e saída de Fortaleza
  5.  Uso obrigatório de máscaras

Camilo detalhou, em publicação nas redes sociais, que a circulação em espaços públicos, como praias, praças, calçadões e parque só será permitida com a devida justificativa, entre elas a busca pelos serviços essenciais.

O governador ainda fez apelo à população para que as pessoas cumpram o isolamento social. "Essa é uma das principais medidas orientadas por especialistas, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para diminuir os efeitos dessa pandemia, que mata as pessoas", reforçou. Ele pediu para que os demais gestores municipais façam valer o isolamento social e o decreto estadual.

Nem Camilo nem Roberto Cláudio informaram se as pessoas que infrigirem as novas determinações serão punidas, nem como seriam essas punições. A promessa é que o decreto seja publicado ainda nesta terça-feira (5).

Atividades esseciais

O governador garantiu que as atividades essenciais continuarão em operação e excluiu o risco de desabastecimento. "Quero só reforçar que todas as atividades essenciais continuarão funcionando, supermercados, farmácias... As pessoas fiquem tranquilas porque não haverá desabastecimento. Todas estarão mantidas e serão resguardadas", assegurou.

A fiscalização do cumprimento das medidas também será reforçada, segundo Camilo: "Todas nossas forças de segurança, tanto da Prefeitura como do Estado, irão trabalhar para fiscalizar todas as restrições estabelecidas no novo decreto para o cumprimento na Capital e no Estado do Ceará. Sei que não são medidas fáceis, são medidas duras, mas tem um único objetivo: salvar vidas".

Situação da Covid-19 no Ceará

A proliferação do novo coronavírus continua a avançar no Ceará. O estado já contabiliza 733 mortes decorrentes da Covid-19 e 11.256 casos confirmados da doença, conforme dados do IntegraSUS, plataforma atualizada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) às 9h19 desta terça-feira (5).

Em comparação com os números divulgados no fim da noite desta segunda-feira (4), que apontava 732 óbitos e 11.142 diagnósticos positivos para a doença, houve uma morte a mais e 114 novos casos contabilizados neste novo boletim epidemiológico. De um para o outro, o número de municípios com contaminações se manteve em 163.

Site: Diário do Nordeste

1 COMENTÁRIOS

TAUAENSE

05 mai 2020

UMA SIMPLES PERGUNTA: CADÊ OS 2.7 MILHÕES QUE O DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS NETO DISSE QUE CONSEGUIU PARA O MUNICÍPIO DE TAUÁ(PARA FORNACER A POPULAÇÃO EPI'S DE PROTEÇÃO-TIPO ÁLCOOL E MÁSCARAS)? ESSE VALOR DIVIDIDO PARA CADA CIDADÃO TAUAENSE, SAIRIA EM MÉDIA 50 REAIS PARA CADA UM. SERÁ QUE VAMOS VER PELO MENOS NOTÍCIA DA DISTRIBUIÇÃO DESSES ITENS, JÁ QUE ESSE TAL GOVERNADOR ESTÁ EXIGINDO ISSO AGORA?

DEIXE UMA RESPOSTA