
Policiais militares lotados no 13º BPM sediado em Tauá participaram de treinamento para atuarem na Patrulha Rural. A implantação do programa foi anunciada no final de setembro pelo Governador Elmano de Freitas, durante live pelas redes sociais.
Os PMs escolhidos para integrarem a nova força policial militar passaram por uma atualização dos conhecimentos teóricos, práticos e legais que envolvem o patrulhamento rural, com ênfase no policiamento de proximidade com a comunidade.
O município de Tauá receberá uma viatura para a Patrulha Rural, como forma de prevenir e combater o furto de animais, proporcionando maior segurança para quem mora no interior do município, principalmente no período noturno.
O Governador Elmano de Freitas ressaltou que o novo grupamento é fruto do diálogo com agricultores e produtores rurais.
Atuação da Patrulha Rural
Inicialmente, serão 25 patrulhas com ordem de implantação começando pela Região Norte, seguindo para a Região Metropolitana de Fortaleza e, por último, as regiões Sul, Sertão Central e Inhamuns. “Vamos evoluir até o próximo ano. Hoje estamos lançando inicialmente com 150 homens e 25 viaturas, mas até meados do ano que vem queremos estar com 100 viaturas na Patrulha Rural em todo o estado do Ceará, no Interior Norte, Sul e Região Metropolitana”, ressaltou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

Repórter Wilrismar Holanda