
Thiago Gaspar - Foto
Mais de 2 mil notebooks foram entregues para os professores da rede pública de ensino estadual do Ceará. Objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos educadores, buscando um melhor planejamento das aulas e capacitação permanente dos profissionais.
Ao todo, 2.259 equipamentos foram entregues para professores efetivos e temporários pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nesta terça-feira, 20, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Os notebooks estão incluídos no Programa Ceará Educa Mais, implantado em 2021, e que atende um dos oito eixos da política educacional: a Educação Conectada. Os demais são: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.
Orgulhoso dos resultados positivos da educação cearense, e do constante avanço dos índices na área, o governador Elmano enfatizou a necessidade de continuar investindo na área. “Estamos cumprindo com nosso dever de ir avançando passo a passo, ter as melhores condições para que a educação do Ceará continue avançando cada vez mais. Temos um caminho longo pela frente, sabemos disso, mas continuaremos, porque a educação que queremos está em um patamar acima da que temos hoje. Queremos resultados ainda melhores”, pontuou.
Elmano ainda informou que, para reforçar a inclusão digital, o Estado está em processo de adquirir tablets para mais de 200 mil estudantes da rede estadual, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, um investimento da ordem de R$ 180 milhões.
Os notebooks fazem parte de 29.800 máquinas, adquiridas pela Seduc, no valor de R$ 50,27 milhões, por meio do Programa Ceará Educa Mais, que estabelece 25 ações para fortalecer o processo de aprendizagem, sendo uma delas o Ceará Educa Mais Conectividade. Os demais já foram entregues em anos anteriores.
De acordo com a secretária da Educação, Eliana Estrela, a entrega dos equipamentos integra o processo de valorização dos profissionais da educação, que segue em constante atualização na rede pública estadual. “A entrega desses notebooks é para valorizar mais ainda o trabalho de professores e professoras. Essa é uma ferramenta importante, mais um instrumento para o planejamento, mas também para a formação do próprio professor, que pode participar de cursos online. Além disso, é um equipamento que pode dar conectividade onde ele estiver, porque muitos professores estão fazendo mestrado e doutorado”.
Além da valorização em equipamentos, os professores também obtiveram, nos últimos meses, remuneração atualizada, aumentos remuneratórios diferenciados, pagamento do abono dos professores beneficiários do rateio dos precatórios do Fundef, convocação dos concursados, entre outras conquistas.
“Estamos cumprindo o processo de entregar mais de 29 mil equipamentos, garantindo notebooks para nossos professores da rede estadual. É um investimento muito bem feito, porque garante ao nosso professor ter esse equipamento importante, porque a educação precisa ter inclusão digital”, ressaltou. “Eu quero que o professor tenha condições adequadas para dar aulas para seus alunos”, completou.
Conforme a titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela, a entrega atende à inclusão da conectividade para a criação de conteúdos e a prática de atividades necessárias à aprendizagem remota. “É mais um instrumento para o professor realizar um planejamento das aulas, a formação deles por meio da participação de curso onlines e também um equipamento que pode dar conectividade para onde ele estiver”, comentou.
Sites: Governo do Estado/O Povo Online
Texto: Mirla Nobre/Isabella Campos