
O município de Tauá sediou uma reunião com lideranças políticas, produtores, órgãos técnicos e demais segmentos, para discutirem a implantação de um abatedouro industrial pelo Grupo Vicunha.
A iniciativa foi do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Domingos Filho, que convidou o empresário baiano Roberis Ribeiro, diante da possibilitade do grupo empresarial instalar o equipamento em solo cearense, com pretensão de abater mil animais/dia, e como Tauá é detentor do maior rebanho ovino/caprino do Estado, se candidatou a receber esse empreendimento.

A Prefeita Patrícia Aguiar mobilizou os diversos segmentos ligados ao setor, que participaram da reunião na manhã de hoje (20/02), no auditório do Instituto Federal (IFCE) - Campus de Tauá, que contou com as presenças de técnicos do Ministério da Agricultura, ADAGRI, Ematerce, IFCE, professores do curso de Medicina Veterinária da UECE, Secretaria de Agricultura, produtores rurais, profissionais que atuam na área, sindicatos, cooperativas, além da Câmara Municipal e demais parceiros.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, que articulou o encontro, disse que o município de Tauá por ser detentor do maior rebanho ovino/caprino do Ceará, se candidatou para receber o equipamento, antes dele assumir a pasta. O assunto já havia sido tratado anteriormente pelo Dep. Federal Domingos Neto durante audiência com o Governador Elmano de Freitas.
ZPE em Tauá
.jpg)
Domingos Filho defende a criação de uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação) em Tauá, como forma do Estado conceder incentivos fiscais para a implantação do abatedouro. (Veja entrevista abaixo)

O empresário Roberis Ribeiro, após assistir uma apresentação técnica com informações sobre a ovinocaprinocultura de Tauá e Região dos Inhamuns, elogiou a estrutura do município e disse que Tauá tem plena condição de receber o abatedouro, tendo em vista possuir a matéria-prima, mas acrescentou que a questão logística precisa ser melhor analisada. Mesmo assim, afirmou que os produtores serão contemplados porque fornecerão os animais para o abate.
A Prefeita Patrícia Aguiar afirmou que apoiará integralmente a iniciativa e que a gestão já vem contribuindo para a melhoria da qualidade dos rebanhos, a partir da implantação do Programa AgroTauá Produtivo, que disponibiliza assistência técnica gratuita a centenas de produtores interessados em melhorarem seus plantéis.