
Foto: Wesley Sousa
A Sessão da Câmara Municipal de Tauá realizada nesta segunda-feira (24/02), foi marcada por críticas à Enel, pela má prestação do serviço à população e cobranças abusivas nos valores das contas de energia. O assunto foi levantado pelo vereador Vony Sousa, que reclamou da demora no atendimento da Loja da empresa, ao lado da Subestação. Ele disse que esperou duas horas pelo atendimento pela manhã, mas teve que sair e retornou à tarde, onde aguardou por mais 1h40 minutos para ser atendido. Ele foi aparteado por vários parlamentares.
Também foram apresentadas queixas sobre os valores das contas dos clientes que residem na zona rural do município. O vereador Hélder Castelo disse que a Enel projeta um valor para cobrar as contas dos clientes que ainda nem consumiram a energia. O vereador Luis Tomaz também protestou e disse que também procurou o escritório da companhia para resolver um problema de energia cortada e não ficou satisfeito com o atendimento.
O vereador Fúlvio Gonçalves sugeriu a convocação de um representante da Enel para debater com os vereadores sobre as situações reclamadas pelos parlamentares.
Tribuna
Na Tribuna do Plenário, o primeiro orador foi o sr. José Ricardo, morador da localidade Tapera, no distrito de Trici, que pediu ajuda dos vereadores para resolver um problema de alagamento que está ocorrendo em frente ao cemitério. Segundo ele, o problema foi causado inicialmente pelo piçarramento da estrada que liga a cidade de Tauá e o distrito de Trici, e a não construção de um bueiro para o escoamento da água. A preocupação aumentou devido a construção de um barramento em uma propriedade privada que aumentará a dimensão do problema. O morador disse ainda que o cemitério já sendo os efeitos do acúmulo de água com infiltração que está ocorrendo em alguns túmulos, salientando que em abril de 2024, ao ser feita escavação em um túmulo, o local estava cheio de água.
Vários vereadores apartearam a fala do sr. José Ricardo e prometeram ajudar a comunidade a resolver o problema. Alguns moradores da comunidade estiveram na Câmara.
Em seguida, usaram a Tribuna, os vereadores, Nezinho Loiola, Hélio Castelo, Wellinghton Cavalcante, Vony Sousa, Luis Alves, Fúlvio Gonçalves e Anete Duarte, que estreou no mandato. Os pronunciamentos abordaram diversos temas e reforçaram pleitos apresentados por meio de indicações, requerimentos e moções.
Clique Aqui e veja vídeo completo da Sessão
Votações
Foram aprovados os seguintes projetos:
- Projeto de Lei Nº 19/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município de Tauá por meio da Secretaria de Saúde, a celebrar convênio com instituição de ensino superior, pública ou privada para o desenvolvimento do Programa de Residência Médica.
- Projeto de Lei Nº 20/2025, de autoria do Poder Executivo, que redefine os Fundos, Conselhos e Comitês Municipais, criados por Lei Municipal em 2021.
- Projeto de Lei Nº 21/2025, de autoria do Poder Executivo, alterando a Lei Municipal Nº 2605/2021, criando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
- Projeto de Lei Nº 22/2025, de autoria do Poder Executivo, autorizando a concessão de auxílio financeiro à Associação dos Pequenos Negócios de Tauá (ASCONTA), no valor de R$ 140.824,00, para a aquisição de móveis projetos para os boxes do novo Mercado Público de Tauá.
- Projeto de Decreto Legislativo Nº 09/2025, de autoria do vereador Érico Lima, denominando de Joaquim de Oliveira Filho, "Joaquim do Mestre", a passagem molhada que liga as comunidades de Junco e Lustal, na Sede Distrital do município,
- Projeto de Decreto Legislativo Nº 12/2025, de autoria do vereador Hélio Castelo, reconhecendo o Bloco de carnaval "Fofoletes do Riacho do Pecado", como patrimônio histórico e cultural do município de Tauá. Nessa votação houve uma absteção.
- Projeto de Decreto Legislativo Nº 12/2025, de autoria do vereador Hélder Castelo, concedendo Título de Cidadania Tauaense ao sr. Gilmar Moreira da Silva.
- Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2025, de autoria do vereador Luis Alves, concedendo Título de Cidadania Tauaense ao comerciante do ramo de frutas e verduras, Antônio Dalécio Chaves.
- Requerimento de autoria do vereador Fúlvio Gonçalves, pedindo informações sobre a realização do processo seletivo para a contratação de agentes de saúde e de endeminas, esclarecendo as carências existentes em Tauá.
- Requemento de autoria do vereador Hélio Castelo, solicitando a retomada da obra do Ginásio Poliesportivo Aluno Júlio Rêgo.
- Requemento de autoria do vereador Hélio Castelo, solicitando do SINRURAL junto ao Sistema Faec/Senar a inclusão do município de Tauá no Programa Saúde do Homem e da Mulher, como forma de ampliar os serviços de prevenção e detecção precoces de doenças na população rural.
- Moções de pesar e congratulações.
A 7ª Sessão Ordinária do ano de 2025 foi presidida pelo vereador Chico Neto e teve quase 3h de duração.
Clique Aqui e veja a pauta completa
Repórter Wilrismar Holanda